A compra de um imóvel é algo muito significativo na vida das pessoas, pois é a realização de um sonho, uma forma de investimento, e todos querem realizar essa conquista com tranquilidade e segurança. 

Assim, é preciso ter cuidado e tomar precauções. Antes de mais nada, quem vai comprar um imóvel deve contar com profissionais capacitados e de confiança, que possam orientar e auxiliar em todos os trâmites necessários para a realização do negócio.

São inúmeras coisas que precisam ser analisadas na hora da compra, vai muito além dos documentos do imóvel e do vendedor. Vamos dar algumas dicas para você não ter dores de cabeças futuras, atentando-se a alguns pontos em sua compra.

Faça a vistoria completa do imóvel

Importante analisar o estado do imóvel, vistoriar com calma para ter certeza que o mesmo está em boas condições e atenderá ao fim que se destina. Visite o imóvel quantas vezes achar necessário, e se atenha aos detalhes. Você só vai poder reclamar dos defeitos e vícios que não eram possíveis constatar na época da vistoria.

REUNA TODAS AS INFORMAÇÕES E CUSTOS NECESSÁRIOS

Conheça a vizinhança, se o imóvel está em condomínio, converse com o síndico, peça uma cópia da convenção, importante saber as normas e regras do local,  valor da cota condominial, se o condomínio tem obras a realizar que vão importar em aumento da cota condominial. Compre o imóvel sabendo como é o condomínio e se terá outras despesas além da cota mensal.

Lembre-se que além do preço da compra, você tem que arcar com os custos da documentação, imposto de transmissão (ITBI), escritura pública, registro da escritura no Registro de imóveis. Importante fazer o levantamento desses custos para depois não ser surpreendido com valores que não estava preparado para suportar. 

ATENTE-SE À DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL

Examinar a documentação do imóvel e do vendedor é muito importante para evitar que a negociação não se perfectibilize, ou que venha a surgir problemas futuros e você tenha prejuízos.

Diversas certidões precisam ser solicitadas e examinadas, além da matrícula do imóvel com inteiro teor e ônus.  Na matrícula do imóvel será possível ver se quem está vendendo o imóvel é realmente o que consta na matrícula, se ele é o único ou tem mais de um proprietário, se existe algum ônus registrado: como hipoteca, indisponibilidade, penhoras, entre outros. E as certidões em nome do vendedor, por exemplo as certidões dos cartórios de protesto, da justiça Estadual, Federal, do Trabalho vão informar caso o vendedor tenha dívidas e ações contra si. 

CONSULTE AS DÍVIDAS E AÇÕES DO VENDEDOR

É necessário saber se o vendedor tem dívidas e ações contra si, pois os seus credores podem pleitear anulação da venda, caso o vendedor não tenha mais bens para garantir suas dívidas. 

Precisa analisar o estado civil do vendedor, regime de casamento e verificar se o cônjuge precisa assinar o contrato de compra e venda e/ou a escritura.

Também é muito importante exigir as certidões negativas de débitos do imóvel, como do IPTU,  água e esgoto (se for casa) e condomínio. Chama-se atenção para o fato de que não se deve  aceitar como prova de que não há dívidas, apenas o último recibo de pagamento dessas despesas, é importante exigir a  declaração de que  não existem débitos. Veja que podem haver meses anteriores em aberto e o recibo de um mês não garante o pagamento dos demais. Essas dívidas (IPTU, Condomínio) são inerentes ao imóvel e quem compra leva junto as dívidas, então é necessário ter certeza que as mesmas não existem.

FECHE COM O MELHOR NEGÓCIO COM SEGURANÇA JURÍDICA

Nota-se que para fechar um negócio de compra de imóvel são muitos detalhes a serem levados em conta, e nem esgotamos todos aqui, eis que cada negócio tem suas particularidades e se diferenciam. O importante é procurar informação e se assessorar de bons profissionais, para garantir que sua compra seja tranquila e segura.

Conte com a Nobrega e Soares para o sua segurança jurídica!